sábado, 30 de abril de 2016

Árvores Brasileiras

                          Pau-Brasil


O Pau-Brasil é uma árvore nativa do Brasil. Seu nome cientifico é Caesalpinis echinata. O Pau-Brasil também chamado de arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta e pau-pernambuco é uma árvore leguminosa nativa da mata atlântica.



Árvores Brasileiras

                                                      Araçá-Amarelo
                                                           ( Psidium cattleianum)

          É uma árvore da família Myrtaceae,está na lista de espécies ameaçadas no estado de São Paulo."Araçá" é proveniente do termo tupi ara'sá.
          O Araçá-Amarelo é uma árvore pequena que mede altura máxima de 9 metros,vive em ambientes úmidos e iluminados.Seu tronco é tortuoso com a casca lisa que descama em placas finas,suas folhas são coriáceas e glabras, com até 10 cm de comprimento e as flores são axilares, solitárias, brancas e florescem de junho a dezembro.

                                                                                    Mas os frutos amadurecem de setembro a março,seus frutos são bagas arredondadas,verdes ou amarelas.As sementes são dispersadas principalmente por pássaros.
   É encontrada na Mata Atlântica,mas também pode ser encontrada no cerrado,matas de tabuleiro litorâneos e no Planalto Meridional.Ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul.É bastante cultivada em pomares domésticos, principalmente na Região Sul.



FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Araçá-rosa

NOME:Maíra Soares 










sexta-feira, 22 de abril de 2016

Árvores Brasileiras

                            JATOBÁ( Hymenaea courbaril) 

                                                                                    Jatobá é uma árvore brasileira com seu centro de diversidade na Floresta Amazônica. Elas também são conhecidas pelos seguintes nomes: Jataí,Jutaí e Pão-de-ló-de-mico, mas seu nome científico é Hymenaea courbaril. 

   Seu nome vem do tupi, e significa "árvore com frutos moles". Há registro dessa árvore na Amazônia e no Rio de Janeiro, com  altura de cerca de 40 metros, mas pode chegar até 95 metros e diâmetro maior que 3 metros. Seu fruto é um legume indeiscente e tem uma casca dura, é preenchido por uma massa verde ou amarelada que pode ser consumida, é indicado para pessoas com anemia crônica.
A madeira é utilizada nas construções civis,em vigas,ripas acabamentos internos, peças de decoração e moveis de alto luxo e etc. E por isso se encontra entre as 10 mil madeiras mais valiosas do mundo. A casca da madeira é utilizada por moradores das florestas para fazer chá. Eles acreditam que este chá é poderoso e fortificante, a árvore também é utilizada como planta medicinal por vários países. Esta árvore é considerada patrimônio sagrado do Brasil.
---------------------------------------------------------------------------------
ALUNA: Julia Vieira de Lima
FONTE: Wikipedia
PRIMEIRA FOTO: http://www.onordeste.com
SEGUNDA ": https://pt.wikipedia.org/wiki/Jatob%C3%A1
TERCEIRA ": http://www.cerratinga.org.br/jatoba/

terça-feira, 19 de abril de 2016

Árvores Brasileiras

                                                   
        Ipe Branco (Tabebuia Roseoalba)


 É uma árvore acreana do ciará, descrita inicialmente em 1890 como Bignonia roseo-albaSeus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".
É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros, conhecida como planta do mel no Brasil e na Argentina.
Alcança de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro, Dotado de copa alongada, possui um tronco ereto medindo de 40 a 50 cm de diâmetro, com casca suberosa e superficialmente fissurada, Possui folhas compostas trifolioladas.
A madeira é moderadamente pesada, macia com superfície lustrosa, de ótima durabilidade que pode ser usada na construção civil , principalmente para acabamentos internos, a árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa. É considerada ótima para o paisagismo em geral, já sendo amplamente utilizada para este fim, além de ser particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao seu porte não muito grande, em função de sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamentos nesse tipo de ambiente, destinados a recomposição da vegetação de árvores.
Fonte de Pesquisa: https://pt.wikipedia.org

Carta de Pero Vaz de Caminha

                    CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

    A carta começa a ser narrada a partir do momento que a frota portuguesa partiu de Belém e chegou as ilhas canárias. No dia 21 de abril, surgiram os primeiros indícios de que havia terra próxima, dada pela presença de ervas compridas. No dia 22, avistaram o que chamaram inicialmente de Terra de Vera Cruz, onde podia se observar o Monte Pascoal, um monte alto. 
    Quando desembarcaram avistaram alguns habitantes, eles eram pardos e tinham os corpos pintados e cabelos lisos. Primeiramente os índios eram muito esquivos com os portugueses, mas com o passar do tempo, passaram a conviver de forma harmoniosa e amigável com os desbravadores. A Carta de Pero Vaz de Caminha, segundo a data, foi escrita no dia primeiro de maio do ano de 1500 por Caminha, que era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. 
TRECHO DA CARTA:

"A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)
            Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…)."

FONTE DO TRECHO: http://historiadornet.blogspot.com.br/2012/04/trechos-da-carta-de-pero-vaz-de-caminha.html
FONTE DA IMAGEM: http://pedefeijaopvs.blogspot.com.br/2012/05/carta-de-pero-vaz-de-caminha-el-rei-d.html

terça-feira, 5 de abril de 2016

"Pindorama"

    Pindorama é uma palavra derivada do tupi que significa "Terra das Palmeiras", e seria o nome pelo qual os nativos chamavam o Brasil antigamente.

                                  Tribo Tupinambá 
   Os Tupinambás são uma tribo indígena, que habitaram em duas regiões do Brasil, eles também eram chamados de tamoios. Eram compostos por cerca de 100.000 indígenas. Era a tribo indígena mais conhecida da costa brasileira pelos navegadores europeus do século XVI. Atualmente o principal grupo é encontrado no sul da Bahia.
                                       

                                         Costumes

   Apesar de terem raízes comuns, As diversas tribos que compunham a nação tupinambá lutavam constantemente entre si, Movidas por um intenso desejo de vingança que resultava sempre em guerras sangrentas em que os prisioneiros eram capturados para serem devorados em rituais antropofágicos.
    Viviam de caça, pesca, coleta e agricultura. Moravam em malocas, e cada tribo tinha cerca de 6 malocas.A divisão de trabalho era por sexo ,cabendo aos homens as primeiras atividades, e as mulheres coletar e plantar.

http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/modos-de-vida-dos-tupinamba-ou-tupis.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupinambás