terça-feira, 19 de abril de 2016

Carta de Pero Vaz de Caminha

                    CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

    A carta começa a ser narrada a partir do momento que a frota portuguesa partiu de Belém e chegou as ilhas canárias. No dia 21 de abril, surgiram os primeiros indícios de que havia terra próxima, dada pela presença de ervas compridas. No dia 22, avistaram o que chamaram inicialmente de Terra de Vera Cruz, onde podia se observar o Monte Pascoal, um monte alto. 
    Quando desembarcaram avistaram alguns habitantes, eles eram pardos e tinham os corpos pintados e cabelos lisos. Primeiramente os índios eram muito esquivos com os portugueses, mas com o passar do tempo, passaram a conviver de forma harmoniosa e amigável com os desbravadores. A Carta de Pero Vaz de Caminha, segundo a data, foi escrita no dia primeiro de maio do ano de 1500 por Caminha, que era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. 
TRECHO DA CARTA:

"A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)
            Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…)."

FONTE DO TRECHO: http://historiadornet.blogspot.com.br/2012/04/trechos-da-carta-de-pero-vaz-de-caminha.html
FONTE DA IMAGEM: http://pedefeijaopvs.blogspot.com.br/2012/05/carta-de-pero-vaz-de-caminha-el-rei-d.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário